Que aspetos deve o profissional ter em conta sobre o utilizador antes de realizar uma sessão?
O profissional deve garantir que o utilizador tem uma boa cobertura de dados 3G, 4G ou Wi-Fi no seu smartphone.
SMS com ligação para iniciar a sessão: o profissional deve avisar o utilizador de que receberá uma SMS no seu smartphone. É possível que tenha desativado os avisos e indicações que alertam que recebeu uma nova SMS, pelo que o profissional deve informar o utilizador para que este fique atento a uma nova SMS na aplicação de mensagens do seu smartphone.
Se o utilizador tiver um smartphone com sistema operativo Android, o profissional deverá informá-lo para abrir a ligação enviada por SMS a partir da aplicação Google Chrome. Quase todos os dispositivos Android fazem isto por defeito, embora, em certos casos, como a Samsung, a ligação abra por defeito no navegador do próprio fabricante. É necessário perguntar ao utilizador qual é a marca do seu dispositivo e, no caso do seu smartphone abrir a ligação com um navegador diferente do Google Chrome, indicar ao utilizador para copiar a ligação enviada por SMS e colá-la no navegador Google Chrome para abrir a partir desse navegador.
Se o utilizador tiver um smartphone com um sistema iPhone (iOS), este terá de abrir a ligação enviada por SMS a partir do navegador Safari. Todos os dispositivos iPhone fazem isto por defeito, a menos que o utilizador tenha alterado intencionalmente as configurações.
Causas de corte de ligação:
Se durante a sessão, o utilizador receber uma chamada telefónica, a ligação será cortada.
Se durante a sessão, o utilizador estiver ligado a um dispositivo através da tecnologia Bluetooth, a ligação será cortada ou não será iniciada.
Armazenamento de ficheiros: nem os vídeos gravados nem as fotografias tiradas ficarão armazenados no dispositivo do utilizador. Estes ficam apenas armazenados no computador do profissional.
Foco e qualidade de imagem: para obter fotografias nítidas e de qualidade, além de a câmara do cliente ter de ser de alta qualidade, o profissional deve garantir que o utilizador mantenha a câmara imóvel antes de tirar a foto. A qualidade da fotografia e de outras imagens depende muito de a câmara do utilizador estar parada antes de tirar a foto.
Zoom: os zooms da maioria das câmaras de smartphones não são óticos, mas digitais. O utilizador não deve preocupar-se com o "zoom" do smartphone, nem o profissional com o PC ou Mac, uma vez que a qualidade será a mesma que realizar o zoom depois na foto ou no vídeo já capturado. A única opção útil para ver algo melhor é aproximar ou afastar o smartphone do objeto ou da área a ser analisada, a luz ambiente e manter a câmara imóvel.
O profissional pode escolher qual câmara visualizar a partir do smartphone do utilizador enquanto não estiver a gravar.
O utilizador verá um indicador no seu ecrã quando o profissional gravar a sessão.